Em entrevista concedida ao Jornal Serrinha Notícias, da Rádio Serrinha FM, na manhã desta terça-feira, 13, a coordenadora municipal de Trânsito, Ciciane Santos, comentou sobre as reivindicações da população, e também a uma indicação do vereador Marquinhos, quanto ao elevado número de acidentes na Avenida ACM, em Serrinha.
Segundo ela, embora a demanda por um semáforo na via seja recorrente, a instalação não foi autorizada devido às características do local. “Semáforo não é permitido ali. Foi permitido no shopping, que também é um cruzamento, porque a gente apresentou números de sinistros, e aí autorizaram lá e deu certo”, explicou.
Ciciane detalhou que o ponto crítico da Av. ACM está localizado em uma rotatória considerada “semiaberta”, o que dificulta a fluidez e a segurança do trânsito. “Se você observar, a rotatória ali é aberta, é uma semi rotatória. Aí a gente pediu uma rotatória integral”, afirmou. A proposta é fechar completamente a rotatória, obrigando os condutores a realizar o contorno completo, o que poderia reduzir significativamente os acidentes.
A coordenadora também informou que uma equipe de engenheiros da SEINFRA — Secretaria Estadual de Infraestrutura é aguardada para realizar estudos no local. “Eles precisam vir fazer o estudo pra ver se tem margem para os veículos de grande porte que circulam pela rodovia até Conceição do Coité e outros municípios. Sem essa margem, infelizmente, a gente não vai poder atender”, disse.
O estudo deve considerar se há necessidade de ampliar a via, modificar canteiros ou outras intervenções que viabilizem o fechamento total da rotatória. “A gente justificou a quantidade de sinistros, o horário de pico, e eles estão vindo para cá. Já era para ter vindo, mas estão atendendo outros municípios”, destacou Ciciane, ressaltando que a rodovia é estadual, e por isso o município não tem jurisdição direta sobre as alterações.
Por fim, ela esclareceu como funcionaria a rotatória integral: “Ia fechar a rodovia, o acesso à parte reta. Quem viesse ia ser obrigado a fazer o tráfego pela rotatória, e aí seguir o destino. Isso obrigaria todos a respeitar o contorno, evitando as chamadas ‘roubadinhas’ — que são as principais causas de colisões laterais no trecho.”
