Serrinha receberá no final do mês de Fevereiro um evento inédito que une cultura e inclusão: o Carnaval da Inclusão, promovido pelo IF Baiano, Campus Serrinha. A iniciativa surgiu a partir do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, oferecido no âmbito do Parfor Equidade, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e busca celebrar a diversidade e sensibilizar a população sobre a importância da inclusão.
O evento será realizado na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, com concentração a partir das 13h30 na Praça Morena Bela. A saída do mini trio elétrico e do bloco está prevista para 14h30, com um percurso que passará por diversas ruas do centro da cidade e encerramento em frente ao à Praça de Alimentação, na Praça Luiz Nogueira.
A iniciativa conta com o apoio de instituições de Educação Especial do município e da região, Capene, Ampaas, Prefeitura de Serrinha, e Câmara de Vereadores com intermédio do vereador Júnior Bigode.
Desde a criação do curso em outubro de 2024, professores, coordenadores e estudantes desenvolvem ações voltadas para a inclusão dentro e fora do campus. A proposta do Carnaval da Inclusão nasceu em dezembro de 2024, considerando a relevância do tema e a popularidade da festa na Bahia.
O evento tem um propósito social: sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão, do respeito às diferenças e do combate ao capacitismo.
Além da participação da comunidade acadêmica do IF Baiano, o evento contará com a presença de alunos e profissionais de instituições voltadas à Educação Especial, como o Capene e a Ampaas, fortalecendo ainda mais o compromisso com a acessibilidade e a diversidade.